23 de set. de 2012

ANTES DA ANIMAX - Parte 1

Foto MUITO antiga, tirada na noite de pré-estréia do Akira nos cinemas por volta de 1990 no Maksoud Plaza Hotel, próximo à Avenida Paulista. Eu e o falecido José Roberto Pereira posamos juntos para esta foto na saída da exibição, numa área do Hotel que estava em reforma. Foi nosso primeiro grande serviço de assessoria: estávamos alegres, confiantes e muito amigos. Nos anos seguintes viriam vários serviços, revistas, matérias avulsas, muitas conversas e planejamentos até a publicação da Japan Fury em 1995, e a Animax em 1996. Mas como todos sabem, isso é passado. José Roberto enveredou para a inveja, amargura, rebeldia sem causa e difamações sem fim contra todos pela internet até quase seu último suspiro. Se fosse outro o caminho que ele escolhesse, o que teríamos realizado juntos? Estaria ainda vivo?

3 comentários:

  1. Engraçado ver esta foto, uma foto de 22 anos!!! como estou velho!! Eu embro que quando era muleke, ia caminhando sempre num domingo,cerca de 3 bairros aqui em bele´m do pará pra comprar minha edição do mês de animax... eram cerca de 1h30min de uma caminhada serena, onde ficava idealizando meu futuro com desenhista de mangás... voltava para minha casa ecurtia meus mais ou menos 30 minutos de boa leitura, sejam as matérias de animes diferentes(as revisats famosinhas sempre falavam das coisas da moda...) seja dos descarregos de sinceridade do senhor Zé Roberto. Sabeo que mais? Acho até que parte de minha amargura com o mundo e o mercado se devam a esses textos. Hoje em dia não sou ais tão empolgado com a cultura japonesa, ou qualqer outra, além da minha própria. De fato, me sinto um anti-otaku, e chego a ter vergonha alheia dos mesmos. Sinto me até estranho, pois com posso recusar hoje uma coisa da qual fui tão amante(nunca exagerado, claro). Mas enfim, bons tempos, acho que numa era de internet e mercado saturado, eu acho difícil uma revista do genero sobreviver... Acho que essa é a era dos portais e blogs. Obrigado, Sergio Peixoto, por momentos tão bons! Arrisco dizer que foi uma das melhores publicações de gênero que lí na minha vida. Muito graças ao talento e dedicação de vocês dois, que sempre me faziam sonhar com esse mundão grande que é São Paulo(que mais tarde, graças á escursões da faculdade, vim a conhecer), onde tudo acontecia, diferente daminha Belém, onde só podíamos sonhar com gashapons, garage kits, tankohons e etc... A prósito, eu também tenho um blog: http://alexandrepcoelho.blogspot.com onde exponho minhas ilustrações, agora, menos mangá do que antes. A propósito, cheguei afazer teste para o Megaman, e voce sabe me dizer se ainda existem tais testes? Gostaria muit de ver mais uma vez aquelas páginas.

    Abraçso e bem vindo á blogosfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lex!

      Em primeiro lugar, obrigado por ter acompanhado meu trabalho por tantos anos. É muito bom saber que fiz a diferença na vida de tantas pessoas.

      Quanto aos testes que recebei para o Megaman (mais de 600), infelizmente todos se perderam. A maioria estava arquivada na Editora Magnum, e quando saí de lá, não tive mais acesso ao material. Suponho que devem ter jogado fora quando mudaram de escritório.

      Abraços e obrigado pelas boas-vindas!

      Excluir
  2. Engraçado..não só foi a melhor revista da época, como até hoje em dia não existe nada feito com a mesma qualidade e carinho!! Vale ressaltar, que Sergio peixoto, Marcelo Cassaro, e alguns outros, sempre se preocupavam e dar chances pra novos e talentosos desenhistas brasileiros...vários dos quais hoje sobrevivem da sua arte, seja dentro de grandes editoras ou com commissions. Obrigado Peixoto!

    ResponderExcluir