29 de set. de 2012

Atendendo a Pedidos...

Atendendo a Pedidos...

 ...deixo abaixo duas páginas da revista Quem é Quem Vídeogames, cuja a aventura para fazê-la eu já comentei neste link.  Muitos pediram scans da revista, pois ficaram curiosos em ver como os personagens do videogame The King of Fighters 94 ficaram no traço da Márcia e do Fábio. Lamento, mas não posso postar a revista inteira sem uma autorização por escrito da Nova Sampa Editora. MAS, nada me impede de colocar uma pequena amostra. Deixo abaixo dois exemplos para matar a curiosidade. PORÉM, antes de julgarem os desenhos e os desenhistas (algo que os otakus de extrema direita a-do-ram fazer) lembrem-se que:

1 - Em 1995 a internet era cara, lenta e de dificil acesso. Não haviam centenas páginas com imagens disponíveis na época. E por causa disso...

2 - ...a única referência que tinhamos eram fotos direto da tela do jogo, e uma dúzia de imagens promocionais. 

3 - Era o primeiro trabalho em grande escala dos dois desenhistas. Foi o melhor que podiam fazer na época, levando em conta as referências disponíveis à 17 anos atrás.

4 - Não havia NINGUÉM capaz de fazer esta revista com a carga de informações que levantamos, com desenhistas de mangá à mão. Por isso aceitaram nossa proposta para fazê-la.

5 - Por muito tempo depois de sua publicação (na verdade, até hoje), a Quem é Quem Videogames 1 foi a ÚNICA revista dedicada exclusivamente a KoF 94. Ouvimos muitos agradecimentos por causa disso durante anos.

6 - A pintura em acetato foi feita pelo Celso Ryuji, o único na época com experiência profissional por ter trabalhado em estúdios de animação. Atualmente ele atua como modelista, e seus trabalhos mais recentes podem ser vistos neste link.

Vamos então às amostras dos desenhistas:


Márcia Harumi 



Fábio Noboru

4 comentários:

  1. Fico pensando que revista hoje em dia se daria ao trabalho de fazer uma pintura em acetato, apenas para incluí-la na ficha dos personagens (dá a impressão que com as facilidades de hoje em dia o povo ficou meio preguiçoso).

    Achei o resultado MUITO bom, especialmente ao se levar em consideração as limitações de referência que vocês tinham na época.

    É uma pena que não exista mais tanta paixão e dedicação na criação de uma revista informativa hoje em dia...

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu! Não são perfeitos, é verdade, mas têm seus méritos. Usar pintura em acetato pra finalizar ilustrações pra uma publicação impressa foi uma escolha interessante, acho que isso nunca foi muito comum. Mesmo pra quem não saca a técnica os desenhos remetem ao mundo da animação.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho que você está fazendo Sérgio, é título de livro! Uma aula de história que você está nos dando.

    ResponderExcluir
  4. Em uma epoca que NINGUEM se arriscava a desenhar mangá, parabéns aos dois desenhistas!!! Fanart não se discute, se elogia!!!
    Textos super legais, pena que alguns termos em inglês ficaram, mas de resto esta maravilhoso!!!

    ResponderExcluir