FANZINE JAPAN FURY E A ORCADE
Fanzine Japan Fury - 1a. Edição - Setembro de 1993
Antes de ser publicado pela Nova Sampa Editora em 1995, a revista Japan Fury foi um fanzine criado por mim, o falecido José Roberto e um amigo que não vejo há muitos anos, o Márcio Kameoka. Criado para ser o fanzine oficial da ORCADE - ORganização Cultural de Animação e DEsenho, clube para fãs de anime, mangás e quadrinhos que fundei juntamente com José Roberto em agosto de 1988 (ele deixou o cargo de vice-presidente antes de completar um ano).
Esta primeira edição teve apenas 14 páginas em formato A4 e três matérias: A Princesa e o Cavaleiro (por José Roberto), Mobile Suit Gundam (por mim) e R.P.G. pelo Márcio Kameoka. Na página 13 havia uma ficha de inscrição para quem quisesse participar da ORCADE. Na época o unico que tinha PC e uma boa impressora em casa era o Márcio, e foi ele quem "editou", formatando o texto das páginas em colunas e colocando os títulos. Aplicação de imagens foi na base da xerox e colagem, feita por mim. O que hoje qualquer garoto faz em 30 minutos com um programa de edição, nós fazíamos em 1993 à mão durante horas, sujando os dedos de cola, às vezes se cortando com estilete! Vocês são felizes e não sabem! Uma vez prontas as matrizes, tirávamos xeroxes delas e as grampeávamos. Foi assim que conseguimos vender 30 copias mazomenos...
Como gosto de guardar todos os trabalhos que faço, descobri as matrizes algumas semanas atrás, revirando velhas caixas. Estavam num envelope e em perfeito estado de conservação! Pareciam ter sido montadas ontem, à exceção de um leve amarelado nas folhas - afinal, já se vão exatos 19 anos! Irei escanear todo o fanzine e deixá-lo à disposição na parte de "arquivos" do grupo da Animax no Facebook para quem quiser baixar. Sei muito bem o valor histórico deste fanzine, afinal dois anos depois ele estava nas bancas de todo o país em forma de revista informativa sobre mangá e anime - a primeira do Brasil. E antes que digam: "a Herói veio primeiro", explico: a Herói sim, foi a primeira revista informativa MISTA do Brasil. Mas a Japan Fury falava EXCLUSIVAMENTE sobre mangá e animes. Por isso ela foi primeira em seu gênero! Explicado?
O fanzine Japan Fury teve apenas duas edições (e nem cópia da segunda edição tenho!), pois fomos atropelados pelo inesperado lançamento dos Cavaleiros do Zodíaco
em 1994, que mudou todo o panorama do mangá e anime no Brasil. Eu e o José Roberto, até então conhecidos como "os caras que só gostam daqueles desenhos japoneses com personagens de olhos grandes", de repente começamos a ser muito requisitados para fazer revistas informativas e outros produtos relacionados com Cavaleiros do Zodíaco. Mas sobre estes trabalhos eu conto mais prá frente.